Primeira Apresentação

Home  >>  Blog  >>  Primeira Apresentação

Primeira Apresentação

17
Apr,2015

0
  Blog

Aqui na UFV (Universidade Federal de Viçosa), no curso de Ciência da Computação o Projeto Final de Curso é desenvolvido durante um ano inteiro. E junto dele é feito as matérias de Seminários 1 e Seminários 2. Que serva para fazer um acompanhamento do trabalho que está sendo realizado.

Em Seminários 1 a gente escolhe um tema e lida com o amadurecimento da ideia e criação da documentação do projeto.

Hoje aconteceu a primeira apresentação do meu projeto. Ela é a primeira de três apresentações que iremos fazer neste primeiro semestre.

O objetivo dela era apresentar o tema escolhido, fazer uma breve descrição do que seria o projeto e um cronograma de atividades para o semestre.

A apresentação pode ser baixada aqui.

Abaixo está explicado o que foi falado em cada um dos slides da apresentação.

Slide 1: Me apresentei para todos da sala. Disse meu nome, nome do meu professor orientador. Falei sobre o blog que criei, onde iria ter documentos relacionados ao projeto e as apresentações que fossem sendo feitas.

Slide 2: Meu projeto final será voltado para a área de música. Como tema escolhi fazer algo parecido com uma rede social para músicos; com o foco de ajudá-los a poder divulgar seu trabalho e poder achar lugares para tocar, além de poder procurar por outros músico com alguma especialidade.

Slide 3: Como sou apaixonado por música, e sempre quis poder fazer algo nesta área, vi uma oportunidade com o Projeto Final de Curso. E conversando com amigos que são músicos e trabalham com isto, percebe-se como o mercado é difícil para iniciantes na área ou em cidades menores. E dentro da No Bugs, chegou um projeto similar, mas com foco diferente, e com isso acabei tendo está ideia de projeto.

Slide 4: Quando escolhi o tema, comecei a pesquisar sobre a área, para ver se já existia algum software que fazia o que eu queria desenvolver. Encontrei alguns sites, mas nenhum deles tinha o foco que eu queria para o sistema. O mais parecido é o ReverbNation. Mas mesmo assim, ele tem uma interface não muito prática e o foco dele é diferente do que eu pretendo dar para o sistema.

Slide 5: Qual foi o problema que eu percebi e pretendo resolver com o meu TCC?
Para o pessoal que está começando agora, não tem contatos e não é conhecido, é muito difícil conseguir achar gente oferecendo oportunidades para tocar em festas ou eventos, e até mesmo em casa de shows. Com isso o sistema irá ajudar a divulgas o trabalho desse pessoal, além de facilitar para os organizadores e empresários a achar novos talentos e poderem entrar em contato. O sistema terá uma compilação muito grande de metadados de informações sobre os músicos para que a busca possa ter mais opções de parâmetros para achar o que se está pesquisando, até mesmo para outros músicos acharem músicos pra completar a banda que estão formando. E um dos diferenciais e a busca geográfica. Você irá poder buscar por bandas dentro de um raio que você determinar tomando um ponto de referencia. Como por exemplo, eu quero uma banda pra tocar na minha festa, mas ela precisar estar dentro de um raio de 77 km da minha cidade. Ai na busca só ira aparecer às bandas dentro desse raio estipulado. O sistema também terá como criar uma agenda de shows para divulgar o trabalho da banda.

Slide 6: Algumas das funcionalidades do sistema já expliquei no slide anterior, mas o sistema irá funcionar com os músicos e empresários se cadastrando no sistema. Ai o músico irá criar um banda ou irá se colocar como músico autônomo, e assim, ele irá preencher todas as informações necessárias no perfil criado. Com isso os usuários do sistema poderão fazer buscas, e achar o que estão procurando muito mais rápido e específico. O sistema terá uma interface limpa e fácil de interagir, além de uma maneira mais eficiente de ver como entrar em contato com a banda. Os empresários ainda poderão criar eventos e convidar bandas para participar do evento, ou bandas poderão oferecer para tocar nos eventos.

Slide 7: O cronograma que pensei pra esse semestre foi pensar mais sobre a ideia, amadurecendo ela e formulando um modelo conceitual inicial durante o mês de março e abril. No final de abril, finalizo esta parte e em maio começo a levantar os requisitos do sistema e agrupa-los em casos de uso. Para quando acabar está parte da documentação. Em julho começar a modelar as telas e testes que deveram ser feitos. E em julho juntar toda a documentação em um documento e criar um pequeno protótipo.

Slide 8: Próxima apresentação irei apresentar a documentação, as telas iniciais e um protótipo do sistema. (Mas isso foi errado, porque irá ter uma segunda apresentação, antes da apresentação final.).

Slide 9: Dúvidas, criticas, sugestões ou reclamações??

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *